Você está em:

APRESENTAÇÃO

A Escola de Governo em Saúde, concebida em 1996, sob inspiração do pensamento social e da Reforma Sanitária brasileira, abrange o empenho da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca de desenvolver e formar quadros profissionais, produzir conhecimento estratégico e garantir apoio técnico para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste sentido, a Escola de Governo em Saúde (EGS) não é de uma Escola dentro de outra Escola: este arranjo representa o esforço de estruturar a formação e a educação permanente de gestores públicos em saúde, de consolidar as redes de cooperação que ampliam a capacidade e qualidade de governo em saúde no Brasil e em outros países parceiros e, fomentar a pesquisa estratégica e a articulação dessa com os serviços de saúde.

Na estrutura da ENSP, a EGS está localizada junto à Direção, como Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde, e traz como foco principal de atuação o fortalecimento do protagonismo nacional e internacional da ENSP em conformidade com as diretrizes da Fiocruz, do Ministério da Saúde e do Ministério das Relações Exteriores. Deste modo, concentra seus esforços nas ações de cooperação de âmbito nacional e internacional, sobretudo na esfera das redes, e no estreitamento e aperfeiçoamento das articulações institucionais.

A VDEGS atua também no apoio ao desenvolvimento de projetos estratégicos de cooperação nos campos da pesquisa, do ensino, da assistência e da gestão em saúde voltados ao fortalecimento do SUS e dos sistemas de saúde dos países com os quais a ENSP mantém acordos e entendimentos de parceria, com destaque para a América do Sul, América Latina e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que incluem países da África e o Timor Leste.

Cabe também à VDEGS coordenar ações relacionadas à atuação da ENSP nas diversas redes nacionais e internacionais das quais é membro. Nesse rol de ações, está incluído seu papel como Secretaria Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA) e Secretaria Executiva da Rede de Escolas de Saúde Pública da UNASUL (RESP/UNASUR), que abrange os países sul-americanos, além do seu papel como uma das principais articuladoras da Rede de Escolas de Saúde Pública dos Países de Língua Portuguesa (RESP/CPLP). Por meio desta participação nas redes, ganha destaque o aporte da expertise institucional de nossa Escola para o fortalecimento das capacidades formativas em Saúde Pública no país e em outros continentes.

A ENSP vem, assim, ampliando esforços tendo em vista o fortalecimento permanente do papel institucional como Escola de Governo em Saúde de caráter nacional com reconhecimento internacional. 

Para mais informações sobre a estrutura da VDEGS, acesse: 
•    Assessoria de Cooperação Internacional – ACI
•    Coordenação de Relações Institucionais – CRI
•    Coordenação de Apoio e Acompanhamento de Projetos – CAAP