Histórico

Trabalhar com o conceito de projeto na ENSP não é uma novidade. Ao longo de sua história a ENSP sempre foi protagonista e parceira em diversos projetos no campo da saúde pública, como bem ressalta o Projeto Memórias.

Porém, constituir uma área de interna à Escola que fosse responsável pela gestão dos projetos foi o desafio das duas últimas décadas. A criação da FENSPTEC, no final na década de 1990 foi de extrema importância institucional e importante para avançar neste objetivo.

A atuação da FENSPTEC cresceu imensamente e em dado momento (em 2002) ela precisou extrapolar as fronteiras da Escola e atuar de forma mais abrangente para a Fiocruz. Neste processo, surge a Fiotec.

Durante algum tempo a ENSP e a Fiotec atuaram conjuntamente e de forma mais incisiva entre os anos de 2005 e 2007, quando foi estruturado Escritório de Projetos ENSP/Fiotec. O Escritório reuniu servidores da Fiotec sob a liderança exclusiva da ENSP.

Mas, os projetos da ENSP que não demandavam de apoio da Fiotec ficaram sem gestão. O volume destes projetos aumentou significativamente neste período e o então Escritório de Projetos já não atendia a totalidade de projetos da Escola.

Isto levou a criação do Escritório de Projetos da ENSP em 2007, assumindo a gestão de praticamente todos os projeto da Escola, independente da necessidade de apoio da Fiotec. Esta estrutura ficaria vinculada à Direção da ENSP até a aprovação do novo Regimento Interno em 2015, transformando o Escritório de Projetos na Coordenação de Apoio e Acompanhamento de Projetos – CAAP, vinculado à Vice-Direção da Escola de Governo em Saúde – VDEGS.