Redescola

A RedEscola é um espaço de diálogo permanente entre instituições de ensino de saúde no Brasil, favoráveis à construção de consensos em torno de uma educação permanente, que valorize a transformação das práticas profissionais e da organização do trabalho e que fortaleça o controle social. A Rede é comprometida com uma cultura de cooperação, favorecendo a construção compartilhada e a circulação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências no interior do Sistema Único de Saúde.

A mobilização da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública é de responsabilidade da Secretaria Técnica Executiva, do Grupo de Condução - composto por representantes de 10 Escolas - e de um Conselho Consultivo - que envolve órgãos ligados ao Ministério da Saúde. Esse corpo técnico se propõe a impulsionar os processos diretivos da Rede acompanhando sua evolução e sugerindo programas de renovação.

Composta por 54 Escolas, Núcleos de Saúde e Centros Formadores, integrando Escolas ligadas aos Sistemas Estaduais e Municipais de Saúde e Centros Universitários engajados nessas atividades nas cinco regiões do país, a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública promove: (1) O fortalecimento de vínculos já existentes e a criação de novos vínculos; (2) Olhares diferentes sobre o mesmo fenômeno; (3) A capilaridade e a disseminação das informações; (4) A democratização das informações; (5) A desarticulação da pirâmide clássica; (6) O manejo de produtos relativamente uniformes considerando o nível de autonomia; (7) O alcance a lugares bastante heterogêneos; (8) O respeito as singularidades locais; (9) O sentimento de pertencimento ao trabalho em grupo; (10) O fortalecimento de expertises; (11) A superação do trabalho isolado, fragmentado, pulverização de esforços e recursos destinados à formação em saúde.

Missão

Articular e fortalecer as escolas e os centros formadores em saúde pública/coletiva, mediante estratégias para o desenvolvimento de políticas e ações no âmbito da Educação na Saúde, visando a produção do conhecimento e a qualificação da força de trabalho no SUS.

Visão

Ser reconhecida, nacionalmente, como ator político relevante no âmbito da Educação na Saúde, constituindo-se como referência para o desenvolvimento de políticas para o SUS e produção e circulação de conhecimento.

Inclusão

Diversidade

Solidariedade

Gestão Democrática