Estrutura da Escola de Governo em Saúde
VDEGS
A Escola de Governo em Saúde, concebida em 1996, sob inspiração do pensamento social e da Reforma Sanitária brasileira abrange o empenho da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca de desenvolver e formar quadros profissionais, produzir conhecimento estratégico e garantir apoio técnico para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Colegiado de Escola de Governo
É constituído pelo vice-diretor, pelos representantes de cada departamento/centro da ENSP (1 por departamento/ centro), além de contar, igualmente, com representantes de cada uma das Vice-Direções (1 por Vice-Direção) da ENSP e o responsável pela Coordenação de Apoio e Acompanhamento de Projetos da VDEGS/ENSP.
Funciona ordinariamente com reuniões semestrais, de meio turno ou integral, conforme a especificidade da pauta e, extraordinariamente, conforme necessidade do colegiado.
CAAP - Coordenação de Apoio e Acompanhento de Projetos
A Coordenação de Apoio e Acompanhamento de Projetos - CAAP tem a sua origem no antigo Escritório de Projetos, que foi criado na ENSP no ano de 2007 e vinculado ao Gabinete da Direção da ENSP.
Em 2015, com a aprovação do novo regimento Interno, a CAAP é constituída e passa a integrar a estrutura da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde - VDEGS.
CRI - Coordenação de Relações Institucionais
A Coordenação de Relações Institucionais - CRI foi criada em 2015 com aprovação do Novo Regimento Interno da ENSP. A CRI passa a integrar a estrutura de Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde - VDEGS.
Redescola
A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública foi criada em 2007 e é composta por 54 Escolas, Núcleos de Saúde e Centros Formadores, que estão ligadas aos Sistemas Estaduais e Municipais de Saúde e Centros Universitários engajados em atividades nas cinco regiões do país. É um espaço de diálogo entre instituições de ensino de saúde no Brasil, favoráveis à construção de consensos em torno de uma educação permanente, que valorize a transformação das práticas profissionais e da organização do trabalho e que fortaleça o controle social.
ACI - Assessoria de Cooperação Internacional
A ENSP desenvolve, como marco estratégico de uma Escola de Governo, diversas atividades no âmbito da cooperação internacional, ações essas alinhadas às políticas de relações internacionais do Ministério da Saúde, em particular no que diz respeito ao protagonismo das ações de cooperação Sul-Sul. Toma como conceito-chave a construção de uma Cooperação Estruturante em Saúde, modelo esse centrado no apoio ao fortalecimento dos sistemas de saúde dos países parceiros, no sentido de gerar capacidades locais capazes de responder às mudanças na atenção e na promoção da saúde nessas nações em processo de desenvolvimento.
Nesse sentido, a ENSP vem ampliando esforços para a construção de uma política institucional internacional, fortalecendo sua atuação junto a instituições, organismos e governos de países da América Latina, Caribe e África, sem desconsiderar a importância de parcerias historicamente construídas com países mais desenvolvidos. Através da formulação de diversos cursos e programas de formação para quadros estratégicos do setor saúde de países parceiros, do apoio ao desenvolvimento e aprimoramento de sistemas e modelos de atenção em saúde e do desenvolvimento conjunto de projetos estratégicos de pesquisa, a ENSP busca contribuir para a consolidação do papel da Fiocruz e do Brasil no cenário da Saúde Pública de âmbito internacional.
RESP - Secretaria Executiva da Rede de Escolas de Saúde Publica da UNASUL
A Rede de Escolas de Saúde Pública da Unasul (RESP/Unasul) foi instituída, em 2011, pelo Conselho Sul-Americano de Saúde, com o principal objetivo de fomentar a cooperação técnica e a troca de experiências entre Escolas de Saúde Pública, Centros Formadores e Instâncias de Governo dos países membros da Unasul, visando fortalecer as capacidades locais e regional de formação e educação permanente de profissionais de Saúde Pública, contribuindo, assim, para a melhoria dos programas, políticas e sistemas de saúde na região Sul-Americana. Compõem a Resp/Unasul representantes de cada um dos países membros da Unasul. A Secretaria-Executiva é exercida, desde a sua criação, pela ENSP, Ministério da Saúde do Brasil.
Para mais informações: www.ensp.fiocruz.br/resp
ESTRUTURA DA ESCOLA DE GOVERNO EM SAÚDE
É constituído pelo vice-diretor, pelos representantes de cada departamento/centro da ENSP (1 por departamento/ centro), além de contar, igualmente, com representantes de cada uma das Vice-Direções (1 por Vice-Direção) da ENSP e o responsável pela Coordenação de Apoio e Acompanhamento de Projetos da VDEGS/ENSP.